(21) 2323-3180

A Instituição

Missão

Promover o desenvolvimento institucional por meio da realização de processos seletivos, pesquisas e capacitação em órgãos e entidades dos setores público e privado.

Objetivo

Nosso principal objetivo é conduzir projetos com um elevado grau de planejamento, qualidade da equipe de profissionais atuantes, organização, seriedade, responsabilidade, transparência e segurança.

Valores

Responsabilidade social, legalidade, transparência, ética, isonomia e excelência na prestação de serviços.

Apresentação

O Instituto Selecon foi criado com uma proposta inovadora na área de desenvolvimento institucional, por meio da prestação de serviços diferenciados em concursos públicos, processos seletivos em geral, pesquisas e capacitação. Coordenado por profissionais experientes e com capacidade técnica comprovada, atua com eficiência e dinamismo para selecionar os melhores candidatos, que apresentem o perfil desejado para a ocupação de cargos, empregos e funções nos certames públicos e privados.
DIRETOR PRESIDENTE

ROGÉRIO RANGEL

Jornalista, especializado na área de concursos públicos e processos seletivos há mais de 20 anos, desenvolveu diversos projetos no segmento.

Foi Diretor de Redação de um dos principais jornais do país, cuja linha editorial é focada na área, tendo consolidado, com isso, relacionamento institucional com órgãos públicos, empresas e veículos de comunicação de massa, sendo foco de seu trabalho corresponder sempre às expectativas dos clientes e o acompanhamento das inovações e evolução do mercado.

Sua preocupação sempre foi buscar a democratização e a transparência nos processos seletivos dentro do princípio da impessoalidade, publicidade, isonomia, universalidade e moralidade.

DIRETOR DE CONCURSOS E PROCESSOS SELETIVOS

MARCUS SÃO THIAGO

Educador e advogado, ele acumula uma admirável experiência em concursos públicos e processos seletivos.

No seu currículo destaca-se sua atuação como Procurador Geral do Município de Petrópolis-RJ, além de ter exercido os cargos de Secretário Municipal de Administração, de Governo e de Presidente da Fundação Municipal de Cultura e Turismo.

Atuou, de 2009 a 2012, como Diretor de Concursos e Processos Seletivos da Fundação Ceperj (órgão do Governo do Estado do Rio).

Nessa função, chegou a coordenar equipes com mais de 10 mil pessoas e foi responsável pela realização de dezenas de concursos públicos, tendo avaliado mais de um milhão de candidatos em diversos certames.

Objetivo

Nosso principal objetivo é conduzir projetos com um elevado grau de planejamento, qualidade da equipe de profissionais atuantes, organização, seriedade, responsabilidade social e segurança, com vistas a selecionar os melhores candidatos e prestar serviços que contemplem as expectativas dos nossos clientes em potencial: órgãos públicos, empresas e instituições de ensino. O Instituto Selecon, pela experiência de seus dirigentes, sabe o quanto é estratégico e fundamental para a administração pública uma seleção adequada de seus futuros quadros.

Objetivo

Nosso principal objetivo é conduzir projetos com um elevado grau de planejamento, qualidade da equipe de profissionais atuantes, organização, seriedade, responsabilidade social e segurança, com vistas a selecionar os melhores candidatos e prestar serviços que contemplem as expectativas dos nossos clientes em potencial: órgãos públicos, empresas e instituições de ensino. O Instituto Selecon, pela experiência de seus dirigentes, sabe o quanto é estratégico e fundamental para a administração pública uma seleção adequada de seus futuros quadros.
0 +
Concursos
0 +
Inscrições
0 mil+
Vagas
Estrutura
O planejamento integrado (contemplando todas as etapas de um processo seletivo) é o alicerce fundamental para a gestão de todos os projetos que assumimos. Do mapeamento da demanda (em todas as suas dimensões) até o resultado final dos certames, a atuação preventiva e o controle de qualidade, tudo é cuidadosamente executado para que o trabalho corresponda às expectativas de nossos clientes, dos candidatos e, sobretudo, da sociedade que é a grande guardiã do trabalho no setor público.
Um conteúdo pedagógico, ajustado ao perfil dos respectivos candidatos a serem selecionados é um dos pilares decisivos para a garantia do sucesso em qualquer processo seletivo. Assim, o Instituto Selecon conta com experientes profissionais, com grande lastro acadêmico e reconhecida experiência, que compõem a sua coordenação pedagógica. Nossa equipe sempre leva em conta os atributos dos cargos a serem providos, de forma a selecionar candidatos com as aptidões esperadas para o provimento dos mesmos. Conteúdo pedagógico rico e adequado, com provas bem elaboradas, é uma das preocupações centrais na execução do nosso trabalho.

A estrutura pedagógica do Instituto Selecon acumula grande experiência em diversos tipos de avaliação, entre os quais destacamos os seguintes:

  • Provas Objetivas
  • Provas discursivas (específicas);
  • Redação;
  • Análise de títulos;
  • Testes de capacidade física;
  • Exames psicotécnicos;
  • Avaliação médica;
  • Investigação social;
  • Dinâmica de grupo;
  • Curso de formação e/ou capacitação.
Cada processo seletivo tem suas especificidades. Para atuar com excelência e atender às necessidades dos clientes, o Instituto Selecon estruturou uma equipe coordenada por profissionais experientes, cuja preocupação central é a avaliação das necessidades dos clientes e, diante delas, apresentar propostas de serviços adequados a cada demanda. Esse é um diferencial significativo da nossa filosofia para alcançar o sucesso nos trabalhos a serem realizados. Para nós, a realização de um processo seletivo tem um alcance muito mais abrangente do que parece.
A segurança para garantir absoluto sigilo em relação às provas e todo o material impresso é um aspecto de especial relevância em todo e qualquer processo seletivo. Nesse sentido, contamos com uma logística operacional baseada numa vasta experiência de dezenas de concursos já realizados sob a coordenação de nossos diretores. Assim, temos uma guarda e um monitoramento de todo o material em Tempo real, desde sua impressão até o seu destino final. O processo de treinamento, capacitação e permanente aprimoramento de nossa equipe de logística é a garantia do sucesso em todas as etapas de nossos projetos. Isso é ponto de honra para nós.
A Tecnologia da Informação está presente em toda a dinâmica dos concursos promovidos pelo Instituto Selecon. Desde a divulgação das informações básicas e do processo de inscrição à etapa dos resultados finais, tudo passa por um rigoroso processo de acompanhamento permanente. Os candidatos contam com acesso fácil ao nosso sítio eletrônico, rapidez para a inscrição nos certames, senha para o devido acompanhamento de cada fase e para buscar o resultado de seu desempenho, processamento de recursos, intercâmbio com informações de seus interesses e esclarecimentos. O objetivo é dar total transparência e segurança aos certames, reforçando a credibilidade dos mesmos, no qual o fluxo de todas as informações é fundamental, até o resultado final.
A assessoria jurídica do Instituto Selecon é altamente especializada em concursos e oferece todo o suporte necessário para a boa execução, a começar pela formulação dos editais, prevenindo eventuais demandas e, mais que isso, assessorando quaisquer ações administrativas. Uma boa retaguarda jurídica é a garantia de que o processo de avaliação, em todas as suas etapas, será realizado com eficácia, minimizando eventuais demandas futuras. A área jurídica recebe toda atenção de nossa diretoria e proporciona a máxima tranquilidade aos nossos clientes.
Vale destacar sempre que, para cada projeto, é montada uma estrutura de governança de acordo com as necessidades específicas do cliente, envolvendo equipes das áreas pedagógica, técnica (para elaboração das ações pertinentes ao evento), de comunicação, de operação gráfica, de operação logística, de tecnologia da informação e de suporte jurídico. Enfim, é mobilizada toda a estrutura de governança, para que o projeto seja executado com eficiência, confiabilidade e transparência. Esse é o compromisso que faz do Instituto Selecon um agente diferenciado no seu segmento.

Somente a título exemplificativo, listamos abaixo alguns itens relativos à governança de um projeto de Concurso Público sob nossa responsabilidade:

  • Equipe de Coordenação Pedagógica – mapeamento do perfil das vagas e dos candidatos esperados, construção do formato de avaliação e conteúdo programático, elaboração de provas e análise de recursos
  • Assessoria de Comunicação – articulação para divulgação do concurso pelos meios mais eficazes, considerando as especificidades do público alvo
  • Equipe Técnica de Elaboração de Editais e Atos Complementares – suporte técnico na elaboração de cada ato relativo à seleção, seja ele um edital, um aviso, uma nota de esclarecimento ou outro correspondente
  • Equipe de Operação Gráfica – cuidados com a diagramação, a impressão e o sigilo das provas
O Instituto Selecon estruturou um esquema de divulgação, que vai garantir uma ampla visibilidade aos certames, com o objetivo de democratizar as oportunidades e mobilizar a comunidade em torno dos respectivos processos. Para isso, mobiliza veículos especializados no setor, mídia impressa e digital, além de divulgação intensa no seu sítio eletrônico. As campanhas para dar publicidade aos concursos são feitas de acordo com a segmentação de cada um, de forma a atingir o público alvo interessado. Essa ampla divulgação garante a participação de um número expressivo de candidatos, o que possibilita sempre uma melhor seleção.
O Instituto, além do trabalho que realiza no âmbito de seleções e concursos públicos, tem no escopo de suas finalidades um forte compromisso social, voltado para dar sua contribuição à conquista efetiva da cidadania, através de ações humanitárias de cunho filantrópico. Ou seja: uma parcela de sua receita é destinada a projetos sociais, que possam traduzir-se em inclusão social, através de ações educacionais e de assistência social. Também estão nas diretrizes de seu trabalho social, as ações voltadas para capacitação de recursos humanos, com vistas ao desenvolvimento da comunidade.
A estrutura do Instituto Selecon permite que se faça um trabalho de amplitude nacional. Para tanto, dispõe de uma equipe com larga experiência em concursos que envolvem milhares de candidatos. Essa equipe é coordenada por dois profissionais que carregam em seus currículos uma grande vivência na área. Esses profissionais já atuaram, direta ou indiretamente, em processos seletivos no Governo do Estado do Rio de Janeiro, Polícia Civil – RJ, Polícia Militar – RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro (Comlurb), Prefeitura de Petróplis – RJ, Governo do Estado de Minas Gerais, Prefeitura de Belo Horizonte – MG, Governo do Estado da Bahia, Governo do Estado de Sergipe, Governo do Estado de Pernambuco, Governo do Estado do Ceará (Ideci), Governo do Distrito Federal, Governo Federal. Quaisquer sejam as necessidades do cliente em concursos de âmbito municipal, estadual ou nacional, o Instituto Selecon está habilitado a atendê-lo.

Ampla Experiência

Sob a coordenação do Diretor de Concursos e Processos Seletivos do Instituto Selecon, Marcus São Thiago, durante o período em que integrou a Diretoria de Concursos de uma instituição do Governo do Estado do Rio de Janeiro, foram realizados inúmeros concursos. Abaixo listamos alguns deles, a título referencial, para comprovar sua larga experiência no setor:

Abaixo listamos alguns concursos, a título referencial, para comprovar nossa larga experiência no setor:

(*) Sob sua coordenação foram realizados concursos públicos, que totalizaram mais de um milhão de candidatos para os mais diversos cargos, níveis e funções